terça-feira, 8 de maio de 2012

Cena do "Carrossel do Tobias" do Filme "Capitães da Areia"

Cena do "Carrossel do Seu Tobias", extraída do filme “Capitães da Areia”

“(...) A Empresa Cinematográfica Brasileira-Norte Americana Al Barteller, em dezembro de 1959, estava na Bahia para efetuar a filmagem de cenas para o filme Capitães de Areia, extraído do romance de Jorge Amado. Para Aracaju, enviou proposta, objetivando levar o Carrossel de Tobias para Salvador, a fim de efetivar a filmagem de roteiros da película a ser rodada. Propostas foram apresentadas, tendo sido recusadas pelo Milton Santos, que não aceitava a ausência, nos festejos natalinos de Aracaju, do tradicional carrossel.
Decorridos cinco dias, chegou a Aracaju um emissário acompanhado de diretores da Empresa Cinematográfica, inclusive, de um americano. O diálogo foi feito com ajuda de um intérprete. Viemos buscar o Carrossel de Tobias para filmagens de cenas do filme Capitães de Areia que está sendo rodado em Salvador, por ser o único carrossel no gênero existente no mundo. Queremos começar a transportá-lo a partir de amanhã, pois não podemos perder tempo. Apesar de boas propostas, Milton Santos recusou, pois, em dezembro e em janeiro, o carrossel não saía de Aracaju por dinheiro nenhum.
Em face à recusa, ficou acertado que a empresa “Al Barteller” traria toda equipe para Aracaju para efetuar a filmagem aqui, o que ocorreu cinco dias depois. Chegaram vários veículos trazendo toda aparelhagem destinada à realização da filmagem e dois ônibus com crianças, atores, diretores e produtores. Durante todo o dia e parte da noite, o Parque Teófilo Dantas, que foi o local das filmagens, viveu momentos inesquecíveis com o espetáculo inédito ali ocorrido, que atraiu, inclusive, a curiosidade de milhares de pessoas que para ali se dirigiram e ficaram até a madrugada, vendo o Carrossel de Tobias ser filmado por gente do cinema internacional, contando até com a presença da atriz Ronda Fleming (...)”. *

* Trecho do perfil de Milton Santos por Osmário Santos, Jornal da Cidade.Net em 12 de março de 2012.

Postagem original na página do Facebook em 5 de Abril de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário