domingo, 6 de maio de 2012

Sebos e Sebistas em Aracaju

Foto do Sebo Coquetel da Cultura. Loja localizada na Av. Acrísio Cruz.

"De Gutenberg para cá, quantos livros já foram publicados? Até agosto de 2010, aproximadamente 130.000.000, segundo engenheiros do projeto Google Books. De toda essa produção, livros foram queimados, jogados fora, doados ou revendidos. E é esse mercado de livros de segunda mão, tão antigo quanto a venda dos livros novos, que tem ajudado o brasileiro a aumentar sua média de livros lidos por ano. Segundo o MinC, nos últimos anos a média subiu de 1,8 para 4,7 livros lidos por ano.
A denominação 'Sebo', para identificar venda de livros usados remonta à época anterior à eletricidade, donde as velas, então feitas com sebo animal, iluminavam leituras noturnas. Com o manuseio das velas os livros conseqüentemente ficavam 'ensebados'. Comercializados em livrarias ou em feiras, a venda de livros de usados remonta à Europa do século XVI, onde historiadores e estudiosos fomentaram a venda de papiros, livros manuscritos e documentos diversos. Tais comerciantes receberam nome de alfarrabistas, como ainda são chamados em alguns países do Velho Continente.
Existem sebos em Aracaju? A quantas anda esse mercado, quem são seus donos e quais os seus clientes?..."(Reproduzido do Blog jornal-contexto.blogspot).

Leia reportagem completa clicando no link abaixo:

Postado originalmente na página do Facebook em 5 de maio de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário