domingo, 20 de janeiro de 2013

A História do Pré-Caju

Pré-Caju 2013 - Foto: Marco Vieira

História da Maior Prévia Carnavalesca do Brasil - Pré-Caju, em Aracaju/SE.

Considerado a abertura oficial do carnaval brasileiro, o Pré-Caju foi criado em 1992 pelo jovem empresário Fabiano Oliveira. Tudo começou com a festa “Suas Férias Com Amor”, um evento com camisa e trio puxado pela banda Asa de Águia, com saída da orla de Atalaia e chegada na antiga Casa de Espetáculos Augustu’s.
A festa deu tão certo que no ano seguinte mais duas bandas participaram, tendo início então o Pré-Caju com os blocos Com Amor trazendo a banda Asa de Águia, Brilho com a banda Brilho e o bloco Papagaios com a banda Cheiro de Amor. Também nesse ano o Pré-Caju foi incluído oficialmente no calendário turístico e cultural da cidade de Aracaju, através da Lei Municipal nº 1985 de 21/05/1993.


Em 1994, a festa cresceu mais ainda. Entraram os blocos Bora Bora, Fascinação, Dino, Gula, Eva, Tricolor da Vila, entre outros. A festa tinha abertura no domingo com os blocos das crianças e continuava de quarta-feira até domingo com os desfiles dos blocos alternativos e oficiais, totalizando nove trios por noite, além dos trios e bandas que puxavam a pipoca. Nessa época e por cinco anos consecutivos, o Pré-Caju foi eleito pela crítica especializa e pelos foliões em geral como maior e melhor prévia carnavalesca do Brasil, sendo considerado um evento “Hours Concurs” no gênero.

Em 1996, a ASBT (Associação Sergipana de Blocos de Trio) foi reconhecida como entidade gestora e organizadora do Pré-Caju através da Lei Municipal nº 2.465 de 25/11/1996. Depois disso, a mesma foi agraciada com o Certificado de Utilidade Pública Estadual por meio da Lei nº 2.503 de 07/07/1997.

Mais do que consolidada, hoje a festa faz parte do Calendário de Verão do Estado de Sergipe. Realizado em pleno verão, o evento acontece em quatro dias, na Avenida Beira Mar, com o desfile de blocos e trios. A festa reúne aproximadamente 300 mil pessoas por noite e gera um investimento de cerca de dois milhões de reais, mobilizando 70 setores da economia sergipana, gerando em torno de 20 mil empregos, entre diretos e indiretos.

Maior prévia carnavalesca do país, o Pré-Caju reúne ritmos como Axé, Forró e Funk e promete esquentar a galera para o maior carnaval do planeta, que é o carnaval de Salvador. Em sua 19ª edição, a prévia carnavalesca acontecerá de 21 a 24 de janeiro de 2010, com a presença de grandes atrações como Chiclete com Banana, Asa de Águia, Harmonia do Samba, Pagod’art, Armandinho Dodô e Osmar, Ivete Sangalo, Banda Eva, Alexandre Peixe, Cheiro de Amor, Jammil, Trem de Pouso e André Lelis. Saindo um pouco do axé, há ainda nomes como, Saia Rodada, Cavaleiros Elétrico e Aviões do Forró, maior banda de forró da atualidade, e outros artistas sergipanos.

Texto reproduzido do site: precaju.com.br

Postagem originária da página do Facebook/Minha Terra é SERGIPE, em 20 de Janeiro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário