terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Êxtase do Poeta Clodoaldo de Alencar


Publicado em 21 de junho de 2010
Por Clodoaldo de Alencar Filho
..................................................

ÊXTASE
por CLODOALDO DE ALENCAR (Meu pai)

ÊXTASE

Olhas-me, assim, tão dentro da retina,
com tanto afeto, com meiguice tanta,
que o próprio coração se me quebranta
e a alma se eleva à placidez divina.

Que torpor indizível nos domina!
Quanta doçura nos teus olhos!Quanta!
As palavras sucumbem, na garganta,
Como gorjeios de aves em surdina...

O próprio vento, muito de mansinho,
para não perturbar nossa quietude,
oscula-te o cabelo em desalinho...

Sinto, então, meu amor, em tais instantes,
Que o mundo é belo em toda a plenitude,
no milagre dos olhos dos amantes!

Este belo soneto de meu pai sempre me comoveu muito.

Está no seu livro “ ORÓS “

As ilustrações e a capa do livro foram feitas por meu irmão LEONARDO DE ALENCAR e as orelhas pelo meu irmão, e também excelente poeta, HUNALD DE ALENCAR.

A apresentação foi feita por JOSÉ ANDERSON NASCIMENTO, Presidente da ASL - ACADEMIA SERGIPANA DE LETRAS.

Foi uma edição comemorativa do Centenário do ACADÊMICO CLODOALDO DE ALENCAR.

Ele ocupava a Cadeira de número 34 que tem como Patrono Manuel Ladislau de Aranha Dabtas.

O Fundador da Cadeira foi Olegário Ananias Silva. Meu pai o seu sucessor.

CLODOALDO DE ALENCAR nasceu no Quixadá, Ceará, em 2 de agosto de 1903. Era filho de Cláudio Gomes e Maria Gomes de Alencar. Advogado provisionado, jornalista, cronista e, principalmente, POETA.

Descendente direto da heroína Bárbara de Alencar, do Senador José Martiniano de Alencar. Do romancista José de Alencar e de Leonel de Alencar, o Barão de Alencar.

Da família fazia parte o Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco. Quando o Marechal era Presidente e veio a Sergipe, José Carlos Teixeira era Deputado Federal e levou meu pai a Palácio.

Meu pai voltou feliz para casa porque teve a oportunidade e relembrar as coisas de infância no Ceará.

Com falecimento de CLODOALDO DE ALENCAR ocorrido em 9 de agosto de 1977, assumiu a vaga a Poetisa e Romancista Núbia Marques, a primeira mulher a entrar em nossa Academia.

CLODOALDO DE ALENCAR foi colaborador dos jornais Correio de Aracaju, Sergipe Jornal, A Estância, A Voz do Povo, O Nordeste e outros.
Veio para Sergipe trazido pelo Presidente do Estado, Dr. Graccho Cardoso. Principais obras: “ “ ARCHOTES “, “ ORÓS “, “ OS MAIS BELOS TROFÉUS DE HERIDA “.

Foi casado com Eurydice Fontes de Alencar, filha do renomado Médico Jessé Fontes. Do casal nasceram os filhos Jessé-Cláudio, Clodoaldo, Luiz Carlos, Iracema ( falecida ), José Geraldo ( falecido ), Leonardo e Hunald.
Com a morte de Núbia Marques, foi eleito para assumir a Cadeira o Filósofo, Jornalista e Escritor Jorge Carvalho do Nascimento.

Texto e foto reproduzidos do clodoaldoalencar.blogspot.com.br
De: Clodoaldo de Alencar Filho.

Postagem originária da página do Facebook/Minha Terra é SERGIPE, em 21 de janeiro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário