quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Thales Ferraz


Thales Ferraz

Criador e mantenedor do Parque Sergipe Industrial, o maior e mais diversificado complexo de lazer da capital sergipana.

Aracaju perdeu, em 1927, Thales Ferraz, engenheiro têxtil formado em Manchester, na Inglaterra, por muitos anos diretor das fábricas Sergipe Industrial, criador e mantenedor do Parque Sergipe Industrial, o maior e mais diversificado complexo de lazer da capital sergipana.

Em 1919, depois de viajar pelos Estados Unidos em busca de idéias para as relações como os operários da fábrica, Thales Ferraz desenhou e instalou o Parque, com mesas e cadeiras alcochoadas para uso dos trabalhadores e suas famílias, oferecendo cinema, espetáculos de teatro, de música, ampliando o convívio social nos bailes, nos piqueniques, excursões, enquanto garantia serviços médicos, odontológicos, farmacêuticos, educacionais aos filhos dos operários. Creche, escolas e farmácia existiam ao lado dos clubes desportivos, formados como pessoal da própria fábrica.

Mais do que um visionário, que introduziu férias e reajustou salários de acordo como o padrão digno de sobrevivência. Thales Ferraz foi um benemérito da cidade, contribuindo para a construção do Hospital de Cirurgia e para outros equipamentos, e socorrendo os pobres das cercanias da fábrica.

Ao morrer, em 1927, Thales Ferraz foi levado nos braços do povo até o Cemitério dos Cambuís, onde desejou ser enterrado, em cova rasa. Solteiro, Thales Ferraz deixou muitas "viúvas", as quais auxiliava mensalmente com certa importância em dinheiro, entregue em envelopes, como pagava aos trabalhadores. A morte de Thales Ferraz não interrompeu o funcionamento do Parque Sergipe Industrial, que continuou até a década de 50 sob a direção de Carlos Cruz, formado em Comércio, em Genebra, na Suíça.

Fonte: Serigy - A história de um povo
Fotos e texto reproduzidos do site: onordeste.com

Postagem original na página do Facebook/Minha Terra é SERGIPE, em 1 de Janeiro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário