quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Centenário de Costa Pinto.

Na foto: Costa Pinto (à direita) com o padre Luciano José Cabral Duarte
 e o médico Antonio Garcia Filho, no início da década de 50

Centenário de Costa Pinto. 

A Academia Sergipana de Medicina celebrará em 25 de setembro o Centenário de Nascimento do médico Lucilo da Costa Pinto, em sessão solene que ocorrerá no auditório da Somese às 20 horas.
Costa Pinto, como era mais conhecido, foi o primeiro médico sergipano a exercer a urologia como especialidade única, sendo professor pioneiro da Faculdade de Medicina de Sergipe. Ele é patrono da cadeira 26 da Academia Sergipana de Medicina que é ocupada, desde a sua fundação, pelo acadêmico Cleovansóstenes Pereira de Aguiar.

Quem foi Costa Pinto: 

Costa Pinto nasceu em 23 de setembro de 1913, em Olinda/PE, filho de Ricardo José da Costa Pinto e Alice Barreto da Costa Pinto.

Formou-se pela Faculdade de Medicina do Recife em 10 de dezembro de 1938. Em 1939, transferiu-se para Aracaju, cidade que residiu por toda a vida. Fez pós-graduação em cirurgia urológica em Buenos Aires (1946), foi professor de ciências naturais no Atheneu Sergipense, no Colégio Tobias Barreto e no Seminário Arquidiocesano.

Portador de uma didática excelente destacou-se como professor da Faculdade de Filosofia e da disciplina de urologia na Faculdade de Medicina de Sergipe. Atuou nos hospitais Cirurgia, do qual foi diretor do Pronto Socorro e no Hospital Santa Isabel. Foi médico do Instituto do Açúcar e do Álcool e manteve consultório particular.

Costa Pinto participou da vida pública sergipana como Secretário municipal de saúde, deputado estadual, Presidente da Câmara Municipal de Aracaju, chegando a disputar o cargo de prefeito de Aracaju, não obtendo êxito.

Pensador cristão e militante da Ação Católica. Foi um dos fundadores do Iate Clube de Aracaju em 1953 e presidente da Associação Atlética de Sergipe. Publicou diversos trabalhos em revistas científicas notadamente na Revista do Centro de Estudos do Hospital de Cirurgia, entre eles “Calculose e Carcinoma Vesical”, “Próstata Gigante”, “Carcinoma Prostático” e “Um Caso de Retenção Urinária”.

Um dos seus mais destacados trabalhos publicados, pelo ineditismo, foi o que detectou ovos de Schistosoma mansoni em canais seminíferos, caso nunca relatado na literatura médica. Publicou também diversos artigos na imprensa leiga, especialmente no jornal “A Cruzada”, da Diocese de Aracaju.

Faleceu em 1º de fevereiro de 1995, em Aracaju/SE, com 81 anos, sendo sepultado no Cemitério Santa Isabel, em Aracaju.

Foto: Costa Pinto (à direita) com o padre Luciano José Cabral Duarte e o médico Antonio Garcia Filho, no início da década de 50.

Postagem originária da página do Facebook/MTéSERGIPE, em  8 de setembro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário