sábado, 7 de setembro de 2013

Jornalista cria Dicionário do Sergipanês

"Ficava envergonhado quando não entendia o que as pessoas falavam", diz Rubens (foto).

Jornalista cria Dicionário do Sergipanês
Rubens Dória viu-se deslocado diante de expressões regionais

Filho de sergipanos, mas nascido no litoral paulista de Santos, o jornalista e radialista Rubens Custódio Dória via-se deslocado cada vez que vinha visitar os parentes e se deparava com expressões sergipanas que desconhecia.

Para tentar reverter a situação, resolveu anotar tudo o que ouvia de diferente e a fazer o seu próprio caderninho de expressões sergipanas. “Ficava envergonhado quando estava por aqui e não entendia muito bem o que as pessoas falavam. Para não me esquecer das expressões, comecei a anotá-las despretensiosamente e, nas viagens seguintes, já tinha um vocabulário maior”, conta Rubens.

Com as anotações em mãos, ele percebeu que algumas expressões poderiam ser utilizadas em contextos absolutamente diferentes, adquirindo até mesmo significados contrários, e resolveu investir no projeto que, posteriormente, seria conhecido como “Dicionário do sergipanês”.

“Quando comecei a ver a diversidade no emprego das expressões, percebi que poderia fazer algo útil com meu caderninho. Muitas pessoas começaram a me passar verbetes e comecei a estudá-los, a compará-los, até alcançar um número significativo de palavras e registrá-las como Dicionário do Sergipanês na Biblioteca Nacional”, explica o jornalista.

Acesse a obra aqui.

Com quase mil verbetes, a obra chegou ao conhecimento do São João Infonet imediatamente após a publicação da matéria Palavras e expressões nordestinas: você conhece? , em que procuramos mostrar aos internautas algumas das expressões regionais que possam causar dúvida e/ou estranheza a turistas e até mesmo aos nativos da região.

Agora, temos mais uma fonte de pesquisa para dar continuidade aos nossos trabalhos – e ao nosso aprendizado! Na próxima segunda-feira, 13, segue outra listinha de expressões regionais. Não deixe de conferir!

Foto e texto reproduzidos do site: infonet.com.br/saojoao/2013/

Postagem originária da página do Facebook/MTéSERGIPE, em 4 de setembro de 2013.

Um comentário:

  1. Sempre achei o trabalho do Rubens muito interessante. A ideia surgiu quando ainda trabalhávamos juntos na Prefeitura de Guarujá. Por onde você anda Rubens Dória
    ?

    ResponderExcluir