sábado, 7 de setembro de 2013

"Mural de Impressões" de João Oliva


Infonet - Cultura - 05/09/2013.

Lançamento do escritor João Oliva acontece hoje.

Li e recomendo desta semana é com escritor local.

O livro “Mural de Impressões” do escritor e jornalista João Oliva é o destaque do primeiro Li e Recomendo do mês de setembro. Na obra, o autor conta histórias de personagens da vida sergipana com quem conviveu por um período da sua vida, em diferentes cenários, além de fatos que ocorreram em Sergipe. O lançamento está marcado para esta quinta-feira, 5, a partir das 17h, no Museu da Gente Sergipana.

Ao Portal Infonet, João Oliva explica que o livro é uma coletânea de ensaios e artigos escritos por ele durante toda a sua carreira. “Eu escrevia para um jornal na época em que morava em Riachão do Dantas. Era uma coisa esporádica. Por causa do meu emprego, fui transferido para Aracaju e convidado pelo jornalista Orlando Dantas para compor a equipe que fundaria o Jornal Gazeta de Sergipe. Atuei como repórter e escrevi alguns editoriais. Convivi com grandes personalidades como governadores, bispos, arcebispos, poetas, políticos e diversos intelectuais”, descreve o autor.

Mural de Impressões traz, segundo João Oliva, comentários acerca de personalidade das pessoas as quais ele conviveu. “Conto fatos importantes da nossa cultura que proporcional aos leitores conhecer a realidade política, literária e religiosa de Sergipe”, afirma.

Livro

Dividido em três partes, primeiramente discorrendo ensaios sobre personalidades, como o religioso Dom Távora, mais conhecido como o Bispo dos Operários, o político Seixas Dória e o jornalista Orlando Dantas dentre outros, já na segunda parte João Oliva e parte faz uma análise sobre literatura e jornalismo.

Nesta parte, ele mostra através de 27 ensaios e crônicas a contribuição de vários escritores e jornalistas através de suas obras para a literatura sergipana. Como é o caso do jornalista, escritor e também político Manoel Cabral Machado, do professor universitário e escritor Acrísio Torres, da poetiza Núbia Marques, do poeta Garcia Rosa e do contista Paulo Fernandes Teles de Moraes.

A última parte, intitulada Ensaios e Memorialista, o autor termina a sua obra enaltecendo as coisas de Sergipe. Os fatos que foram notícias e que ele teve a oportunidade de noticiar, bem como os típicos pitorescos que fizeram parte da sua convivência finalizam a obra.

Obra: Mural de Impressões
Autor: João Oliva.

(Obra lançada no dia 5 de setembro, no Museu da Gente Sergipana)

Por Verlane Estácio com informações do Instituto Banese.

Foto e texto reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura

Postagem originária da página do Facebook/MTéSERGIPE, em 5 de setembro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário