quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Professora Lígia Sales (Tia Lígia)


Osmário/Jornal da Cidade/23/09/2013.

Professora Lígia Sales (Tia Lígia)
Uma vida de dedicação ao magistério em Sergipe.

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”. Cora Coralina.

Esta frase resume o porquê de a professora Lígia Sales continuar atuante, em sala de aula, como educadora, mesmo após 80 anos de existência. Ela é mestra, e nesta época que comemora-se o dia dos professores, nada mais oportuno do que uma homenagem justa e sincera a uma professora que enaltece e valoriza a profissão que abraçou ainda adolescente.

Ligia Soares Sales de Campos nasceu na cidade de Estância, Estado de Sergipe, no dia 26 de agosto de 1933, é filha de João da Cruz Sales de Campos e Laura Soares Sales de Campos, ambos falecidos. Tem dois filhos: Maria José Sales e Carlos Augusto de Lima Júnior; três netos: Pedro José Sales, João Neves Sales e Arthur Sales. São seus bisnetos: Juan Pedro, Tadeu, Maria Lígia e Maria Eduarda.

Aos nove anos de idade acompanhou os seus pais para a cidade de Propriá, onde fixaram residência por motivo profissional. Estudou no Educandário Nossa Senhora das Graças, Colégio das Freiras das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, matriculou-se na Escola Técnica de Comércio de Sergipe, onde concluiu o Curso Normal no ano de 1950. No ano seguinte, assumiu o cargo de Professora Pública Normalista de Jardim de Infância na cidade de Aracaju, onde fixou residência até hoje.

Prestou vestibular no ano de 1972, para a Universidade Federal de Sergipe, concorrendo por vaga no Curso de Licenciatura em Letras Vernáculas. Estudou na Universidade Federal de Sergipe onde concluiu a graduação no Curso de Licenciatura em Letras Vernáculas, no dia 26 de dezembro de 1975.

Na década de 50, começou a lecionar também na Rede privada de Ensino. Nos anos 60, realizou vários cursos na área de Atualização em Educação Física, destacando-se como técnica de Handebol, Volibol e Atletismo. Lecionou em várias escolas públicas estaduais, destacando-se na Escola Normal durante 16 anos como Técnica de Voleibol, Handebol e Ginástica Artística.

Lecionou Educação Física e Recreação no Colégio Patrocínio de São José, no fim da década de 70. Trouxe para Aracaju diversos escritores do primeiro escalão da Literatura Nacional, tais como: Inácio de Loyola Brandão, Lígia Fagundes Teles, Ziraldo, Henfil, Fernando Gabeira, Nelida Pinõn, entre outros.

Graças ao incentivo à Literatura, a professora Lígia Sales ganhou o título de Agente de Cultura de Sergipe. Lecionou nos estabelecimentos particulares de ensino: Colégio Nossa Senhora de Lourdes, Arquidiocesano, Salesiano, Escola Nobre de Sergipe, Sagrado Coração de Jesus, Graccho Cardoso, Colégio Jackson de Figueiredo, Colégio Brasília e Curso e Colégio Visão.

A Tia Lígia, como é conhecida carinhosamente por seus alunos e ex-alunos, atualmente, mesmo com 80 anos de idade, é responsável pelo sucesso nos concursos pré-vestibulares de todo Brasil, dos alunos que estudam no Curso Pré-Vestibular Sala 1, onde leciona há 35 anos e também ministra a disciplina Português para alunos dos 9º ano do Colégio Master, há mais de sete anos.

Tia Lígia é exemplo de competência, responsabilidade, disposição, determinação e amor pela causa educacional, na qual vários colegas se espelham como profissional que engrandece a educação no Estado de Sergipe. Exemplo de filha, mãe, avó, bisavó, professora, mestre, colega, amiga, tia; tia Lígia é um espelho, é um ícone na educação do Estado de Sergipe, é luz, é um exemplo de vida que abraçou e continua a abraçar a causa educacional com carinho e muito amor. Tia Lígia é a mestra que “transfere o que sabe e aprende o que ensina”. Parabéns pelos seus 80 anos.

Imagem e texto reproduzidos do site: jornaldacidade.net/osmario
Foto: Álbum de família.

Postagem originária da página do Facebook/MTéSERGIPE, em 24 de setembro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário