sábado, 4 de janeiro de 2014

A Orla do Pôr do Sol, fotografada por Arthur Leite


A Orla do Pôr do Sol,  fotografada por Arthur Leite.

Deve ter sido este cenário paradisíaco o que inspirou o ex-prefeito Edvaldo Nogueira a construí-la. O que está faltando é um bom programa de incentivo público à inclusão dos “nativos” na exploração do lazer e da oferta gastronômica, naquele equipamento.

Quando vi o cais, pensei que seria formado um coletivo reunindo os pescadores locais com seus barcos, para oferecer passeios aos turistas. E que ali seria um bom lugar para comer peixe assado ao ar livre, celebrando a sustentabilidade na atividade turística. Mas depois constatei que a mesma empresa que explora Catamarãns em outros locais já se instalara ali, igualzinho ao que acontece em qualquer litoral, arrebanhando bandos de turistas com seus freezers entupidos de Coca-Cola.

Por que será tão difícil entender que uma atração turística como aquela precisa se lastrear no ambiente típico local? Construímos tudo aquilo só para vender hamburgers e refrigerantes? Sejamos criativos. A foto de Artur Leite nos revela uma paisagem especial e como fazer dela uma atração economicamente viável (e sustentável) é a tarefa que se apresenta aos nossos gestores.

Amaral Cavalcante - dez/2013.

Postagem originária da página do Facebook/MTéSERGIPE, de 29 de dezembro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário