terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Festa das Cabacinhas no município de Japaratuba.


Festa das Cabacinhas.

Quem visita o município de Japaratuba, distante 54 quilômetros da capital sergipana, no início de janeiro, é recebido pelos moradores com rajadas de uma conhecida bolinha recheada com água: A cabacinha. O artefato produzido a base de parafina se tornou o principal elemento da festa profana de Santos Reis e São Benedito, realizada anualmente por estimular uma gostosa e refrescante brincadeira entre os foliões.

Mas, apesar do festejo acontecer durante a estação mais quente do ano, o verão, e a cabacinha ter um teor altamente refrescante, sua introdução no evento se deu com outra finalidade. A antiga ‘bolinha de cheiro’ foi inserida para aguçar o instinto da paquera entre os participantes. Segundo historiadores, as pessoas colocavam água perfumada dentro da bola de parafina e arremessavam nas outras com a intenção de agradar, chamar a atenção. A cabacinha era usada para atrair. Em Aracaju, por exemplo, a bolinha chegou a ficar conhecida como “limão de cheiro”.

Com o passar do tempo, a utilização da Cabacinha no festejo perdeu sua essência. No entanto, apesar da mudança, o artefato continua sendo um dos principais atrativos da festa, tornando-se, inclusive, fonte de renda para milhares de famílias que passaram a fabricá-las. De acordo com informações das próprias ‘cabacinheiras’, são produzidas para os três dias de festa, por cada artesã, cerca de quatro mil cabacinhas.

Além das famosas bolinhas de parafina, as grandes atrações, contratadas para o evento, também colaboram para que a festa de Santos Reis seja atualmente, considerada como um dos maiores festejos interioranos do Estado de Sergipe. Para cada noite de festa, o município de Japaratuba costuma receber aproximadamente dez mil pessoas que vão à cidade para curtir shows de bandas de renome nacional.

Assim como na programação noturna, durante o dia, milhares de pessoas também são atraídas à Japaratuba, para ‘guerrear’ com as cabacinhas e desfrutar dos arrastões com trio elétrico, que percorrem as principais vias do município.

Fonte: Prefeitura Municipal de Japaratuba/SE.
Foto: reproduzida do blog Toni Xocolate.

Postagem originária da página do Facebook/MTéSERGIPE, de 5 de janeiro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário